quarta-feira, 28 de fevereiro de 2007

Estou de regresso...

Por motivos extraordinários estive ausente do nosso blog durante este período considerável. É verdade que estive na iminência (forçada) de o abandonar, contudo graças a uma característica que é preciso incutir nos nossdos estudantes, que é a persistência, consegui retomar a ligação ao blog e, diga-se de passagem, já estava com muitas saudades.
Uma vez aqui exposto gostaria de fazer um breve, mas intenso comentário, sobre o Concerto de Carnaval realizado no passado dia 17 de Fevereiro e, para desfazer dúvidas, começaria por dizer que quem assistiu ao dito Concerto só poderia ter saído de lá com uma grande satisfação e maravilhado pelas inúmeras e extraordinárias actuações que se foram seguindo, demonstrando que, afinal de contas, o Conservatório possui um conjunto de pessoas com grandes capacidades, não só musicais como de ourtas artes, nomeadamente a representação, a dança e a literatura. Sim! Eu passo a explicar: a música penso que não necessita explicações, quanto à dança... assistiu-se de forma lúdica a uma actuação com sentido, bem coreografada e apesar da brincadeira carnavalesca, os pressupostos «bailarinos» preocuparam-se em assimilar passos e características do ballet, tornando a dança numa verdadeira forma comunicativa e artística e não apenas de «palhaçada»; a literatura, porque... toda a escrita organizada com toques de sátira, no bom sentido, visando alguns professores da Escola, demonstrou a capacidade de escrita, organização teatral de um verdadeiro guião artístico e sentido de oportunidade fazendo da brincadeira uma réplica de qualidade superior, demonstrando as capacidades de criar ideias e concretizá-las em tempo útil.
Tudo isto, resultou num excelente Concerto, que só foi possível a este nível, porque o Conservatório do Vale do Sousa, hoje, é uma Escola grande e uma grande Escola, tornando o espectáculo num divertimento próprio da época, mas empenhado de grande profissionalismo e simultaneamente transmitindo um conjunto de valores educativos e pedagógicos que, sem margem para dúvidas, ampliam o currículo da Escola e demonstraram que da própria brincadeira se podem fazer coisas muito sérias. Não foi de forma nenhuma um Concerto a brincar... mas foi com base na brincadeira que se fez um bom Concerto. Parabéns a todos!

3 comentários:

nandacml disse...

Bem haja,prof. António por ter voltado ao nosso contacto, e um bem haja maior por este comentário muito oportuno e inteligente.
Vamos continuar.

anacarvalho disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
anacarvalho disse...

Foi muito bom o Concerto de Carnaval...muitas parabéns!