domingo, 17 de maio de 2009

Vida nova

Antes de mais gostaria de agradecer, Sr. Domingos Moreira, a disponibilidade para participar no nosso blog, e tal como você referiu, nos nossos emails, por ter dado uma «refrescadela» ao site tornando-o mais atractivo e funcional. Sem dúvida que o aspecto estético é fundamental na vida de qualquer pessoa ou colectividade. Apetece-me parafrasear, com todo o respeito, a terminologia popular quando diz que os olhos também comem. Ora, sendo o Conservatório do Vale do Sousa uma instituição na qual a Música assume uma orientação primordial, a Educação Estética afigura-se, ainda, mais oportuna, tal como se pode deduzir do nosso Projecto Educativo: «...e porque se trata de Educação pela Música... e para a Música, os valores estéticos assumem papel de destaque, porque são da maior importância para a educação» (Gouveia, A., Pacheco, A., Alves, F., Fernandes, F., Cruz, R., 2006, p. 37). Contudo, o blogue acorde perfeito mantinha-se fiel à imagem imutável do seu fundador e administrador. Com certeza que percebe a analogia.
Não quero, obviamente, deixar no ar a sensação de insatisfação pela mudança. Não! Pelo contrário. Quero partilhar, este momento, para contribuir para uma mudança mais profunda que, no meu entender, ultrapassa a perspectiva gráfica e funcional, quiçá estética, do nosso blogue. Eu explico: o grande problema do nosso blogue, não se prende com aparência, mas com a sua ideia fundamental, com a sua essência. Este deve constituir mais um instrumento pedagógico-didáctico da nossa escola, onde a comunidade educativa se reveja e colabore em massa, agora sim, «refrescando» constantemente a sua imagem. É aqui que reside o epicentro da falta de sensibilidade estética... de facto o blogue não é do Conservatório do Vale do Sousa, mas sim de um membro isolado que teima em manter vivo um espaço que de certa forma nada diz aos vários intervenientes comunitários. Peço perdão pelo exagero metafórico, quando digo «de um membro isolado»... não quero de forma alguma subestimar as participações pontuais que têm acontecido, mas julgo que o Sr. Moreira perceberá a minha intenção. O facto de eu estar aqui a escrever e publicar este parecer (e não através do email) é já no sentido de trazer conversas para este espaço, contrariando a inércia que tem estado subjacente à condição do blogue.
Voltando ao aspecto gráfico e respondendo ao seu apelo de possíveis sugestões, diria o seguinte:
1- o nome parece-me bem, ou talvez, em vez de acm: penso, associação de cultura musical, cvs, Conservatório do Vale do Sousa?! (acordeperfeito.cvs.lousada.net);
2- página principal do blogue, troca da clave de sol pelo logótipo do Conservatório do Vale do Sousa - fica mais personalizado;
3- Conservatório do Vale do Sousa, Lousada – em vez da vírgula um traço: Conservatório do Vale do Sousa – Lousada;
4- a letra parece-me bem.

Na expectativa de grandes e animadas conversas subscrevo-me, atenciosamente, António Pacheco.

1 comentário:

nandacml disse...

Quem sou eu para dar opinar sobre a a nova imagem do nosso blog.
Mas permita-me a ousadia de concordar com o Prof. António nas sugestões tais como ter o logotipo do Conservatório.
O blog serve para isto mesmo comunicar e opinar, pena é que hajam poucos «bloguistas».
Uma vez mais é de louvar a sua disponibilidade, aliás na qualidade de Presidente da Assembleia Geral desta Instituição, o Sr. Domingos terá todo o interesse que haja mais dinamização, interesse e gosto por esta casa que é de todos nós.